Pular para o conteúdo principal

"Mas não é só fazer quatro paredinhas?"


Muitas profissões são descriminadas e subestimadas (outras, superestimadas). No entanto, nada nos incomoda mais do que escutar frases como a do título da postagem.

Desde quando fazer projeto arquitetônico se resume a desenhar quatro paredes, e acabou?
Essa postagem é para você, caro leitor, que acha que contratar um arquiteto é perda de tempo e dinheiro.

Abaixo, a defesa que nos ensinam na escola:

O valor cobrado de um projeto arquitetônico, que em um primeiro momento pode parecer alto, é parcelado em meses, até anos, de trabalho. São diversas etapas e compatibilizações com projetos de outros profissionais envolvidos. Além das "quatro paredes", deve-se pensar em implantação, ventilação, iluminação, estrutura, instalações, legislação, conforto térmico, etc (para nomear apenas algumas questões, pertinentes à PRIMEIRA ETAPA, de Estudo Preliminar). Depois disso vem Anteprojeto, aprovação na prefeitura do município, compatibilização com projeto estrutural, elétrico, de hidráulica, projeto executivo detalhando construção, visitas a obras, lojas, etc.


No entanto, existe outra coisa que atrapalha... Leiam abaixo, o que a sociedade generaliza de nossa profissão:


Entenderam o problema maior?

Não. Não é só fazer quatro paredinhas. Ao menos, não deveria ser.

Comentários

  1. Bem desanimador este artigo do W. Carrasco, que por mais ignorância que demostra quanto ao papel do arquiteto e urbanista na sociedade, comprova a imagem já consolidada na visão da maior parte das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, parabéns pelo Blog e pela atitude! Na época de faculdade, eu e mais três amigos tínhamos também um Blog que estamos pensando em reativá-lo, é o Arquitetura e Urbanismo no Amapá. Se vocês se interessarem em dá uma olhadinha segue o link http://arquitetura-ap.blogspot.com.br/... Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário