Pular para o conteúdo principal

"Envelopando" ruínas russas: o Garage Gorky Park [OMA]


         Programado para inaugurar no ano que vem, o projeto de requalificação do antigo pavilhão/restaurante Vremena Goda, em Moscou (Rússia), busca transformar o edifício pré-fabricado de 1968 em um prédio multifuncional, com galeria de arte, centro de aprendizado para crianças, lojas, café, auditório e escritórios.




         Próximo ao pavilhão de concreto, existe também um complexo chamado de "Hexágono", seis edifícios voltados a um pátio central, cuja construção remonta a mais de 80 anos. Originalmente, a proposta era de recuperação do Hexágono, porém o estado em que os edifícios se encontram demandam maior cuidado. Dessa maneira, o escritório se arquitetura holandês OMA propôs recuperar o pavilhão Vremena Goda, sem excluir os seis edifícios, que devem ser incorporados à proposta nos próximos anos.


         O nível de degradação do antigo restaurante é impressionantemente belo: apesar do abandono, o edifício ainda guarda sua monumentalidade e bonitas linhas retas, com robustos pórticos de concreto, alvenarias de tijolos e painéis com motivos soviéticos.


         Cientes da preciosidade que tinham em mãos, Rem Koolhaas e sua equipe optaram por "encapar" o pavilhão com policarbonato, deixando duas grandes aberturas laterais, com portas que abrem todo o vão.


No vídeo abaixo, produzido pelos britânicos do site Dezeen, Koolhaas explica melhor a proposta:



         A flexibilidade com que o programa é inserido no edifício, torna as soluções capazes de transformar completamente os antigos espaços. A natureza da casca é o grande trunfo: nem transparente, nem cega, as novas empenas permitem a visão de indícios do que o visitante pode esperar, assim como estabelece uma relação confortável com o lado de dentro. Internamente, não será possível ver o lado de fora, mas a luz difusa e sons ainda manterão o contexto.




Fontes:

Comentários