Pular para o conteúdo principal

Lina, va fare un caffè


         Em uma manhã de sábado, do dia 25 de Maio, tivemos o prazer de visitar a Casa de Vidro, projeto e residência da arquiteta Lina Bo Bardi e de seu esposo Pietro Maria Bardi, que ficou aberta a visitação até o final de Maio.

Muro da Casa de Vidro, detalhe da caixa de correio.

         Ao chegarmos mais cedo no bairro do Morumbi, aproveitamos e fomos conhecer o entorno. Subindo a rua da casa, em meio a casas e carros, encontramos uma jóia esquecida e pouco divulgada: ruínas da sede da antiga fazenda de chá existente no bairro, da qual o arquiteto modernista Gregori Warchavchik se aproveitou e se inspirou para criar poeticamente um espaço de arte e contemplação: a Capela do Morumbi.



Foto antiga das ruínas de Taipa de Pilão, tirada em 1936. O propósito da construção é desconhecido, e o primeiro documento sobre os terrenos data de 1825.

         Em uma atitude digna de sua reputação, Warchavchik construiu a capela e preservou a antiga ruína à vista, sendo perfeitamente possível a leitura da intervenção. A capela pode ser visitada gratuitamente, e conta com exposições interessantes de arte. Para mais informações, entre no site da capela, clicando aqui, ou na página do Facebook, aqui.

Obra: Recuo (Iran do Espírito Santo)


         Quando os portões da Casa de Vidro se abriram, lá estávamos em primeiro lugar na fila. Coração na boca e momento de muita emoção ao subirmos a rampa de acesso.


Detalhe para a gárgula vermelha, que despeja a água das chuvas em um discreto espelho d´água logo abaixo.


         Sob o piloti e em frente à bela escada metálica, que dá acesso direto à residência, já tomavam lugar exposições e um áudio da característica voz do arquiteto Paulo Mendes da Rocha repetida ad infinitum divagando.




         Ao subir a escada, se tem acesso ao living, com panos de vidro do piso ao teto. O belo e denso jardim entra na casa através da luz, que banha completamente o espaço, filtrada pela paisagem que floresceu durante os 62 anos em que a residência existe.




         Acompanhado de um cheiro inebriante de café, podia-se ouvir aleatoriamente a voz gravada de Pietro Maria Bardi dizendo: "Lina, va fare un caffè".


[podcast] fragmento da obra Pietro-Bo, de Cildo Meireles




Detalhe da árvore que ultrapassa a casa em altura, no pátio vazio central.

         Emocionados, partimos da casa e fomos para outra obra de visita obrigatória. A menos de 1 km de distância da antiga residência de Lina Bo Bardi, em um grande terreno arborizado, fica o Instituto Oscar Americano.


         A residência, contemporânea à Casa de Vidro (construída também no início da década de 1950), hoje é um grande museu, com peças da história do Brasil Império, espalhadas por todos os cômodos da casa, projetada pelo arquiteto Oswaldo Bratke, para a família do engenheiro Oscar Americano.






Um belíssimo passeio que recomendamos! Três pedaços da história da arquitetura brasileira, de fácil visitação.


Todas as fotografias tiradas no dia 25 de Maio, pelos autores.

Comentários