Pular para o conteúdo principal

Casa na Barra do Sahy [Nitsche Arquitetos Associados]


         Projetada e construída em 2002, rapidez resultante da pré-fabricação, essa residência praiana em São Sebastião se utiliza de poucos recursos para abrigar as atividades e necessidades básicas de uma casa.
         Um de vários projetos do tipo no início da carreira do escritório Nitsche Arquitetos Associados, a pré-fabricação foi escolha guiada por mais do que rapidez e economia: como construir com estrutura de concreto usinado, moldado in loco, em área costeira de preservação ambiental? A estrutura composta por pilares, vigas e cobertura de madeira, com lajes pré-moldadas e cobertura de telha galvanizada, além de facilitar o transporte até o local da futura residência, permite facilidade de montagem e menor impacto sobre a área.


         Tendo em vista tais diretrizes, a implantação do edifício na área foi pensada de maneira a eleva-lo alguns centímetros do chão, distanciando o contato do piso com o solo e a consequente umidade local, com apenas poucos pontos de apoio no terreno, evitando grandes movimentações de terra.
         Internamente existem poucas paredes, feitas de bloco de concreto, separando dormitórios e cozinha. O restante dos fechamentos são compostos por panos de vidro que vão do piso ao forro de madeira. A hidráulica é embutida na laje de piso, enquanto a elétrica é aparente.





         A planta é organizada em módulos, seis no total, de 3,50x6,00 metros: três para os dormitórios, e a outra metade para living, cozinha e lavanderia. Para acessar os quartos é necessário fazê-lo pela varanda externa, já que não existem corredores ou espaços de comunicação entre os ambientes. Como resultado dessa organização, todos os cômodos (com exceção da lavanderia) tem ventilação natural total, com aberturas sempre nos dois lados opostos.




         Externamente, a casa é transparente, com panos de vidro que correm abrindo vãos generosos. A delicadeza com que os pilares tocam o chão, diminuindo sua massa bruscamente, intensifica a sensação de leveza da estrutura.




         Um dos pontos importantes do projeto, presente na maioria das obras dos irmãos Nitsche, é a cor. O volume de serviços, fechado, teve seus planos de alvenaria pintados de amarelo, enquanto as cortinas que dão privacidade às áreas íntimas da residência foram especificadas com três cores diferentes: Ciano, Amarelo e Vermelho.



         A Casa na Barra do Sahy, por sua amplitude, generosidade com o entorno e características do lugar, está entre os projetos de qualidade excepcional produzidos pelos jovens escritórios de arquitetura do Brasil. A liberdade de circulação e poucos materiais construtivos geram arquitetura etérea. Um purismo necessário, em meio a tantos exageros contemporâneos.



Para mais informações e imagens do projeto, acesse:

Para saber mais sobre o escritório Nitsche Arquitetos Associados, recomendamos a leitura da entrevista no site [ENTRE]:

Outras postagens que podem te interessar:
> Casa Varanda [Carla Juaçaba]

Comentários

  1. Olá, gostaria de saber qual o valor aproximado do projeto se possível, obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite como faço para adquirir este projeto,se for possível,e qual valor,para responder envie nesse e-mail; hidenilson-ana@hotmail.com, aguardo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário