Pular para o conteúdo principal

Casa 804 [H Architectes]


         Muitas vezes, ao iniciar um projeto, o arquiteto coloca para si mesmo alguns limites. A arquitetura pode ser simplificada, dependendo do programa de necessidades formulado, e alguns padrões modificados. O esquema Domino de Le Corbusier foi parcialmente ignorado nessa residência construída em 2011. O clima quente e ensolarado de Barcelona guiou o escritório H Architectes a utilizar o sistema de alvenaria estrutural.


         O resultado foi um edifício quase cúbico, cujas faces são estrategicamente pontuadas por aberturas que acusam o pé direito alto interno.
         Recuos de três metros abrigam jardins e uma piscina previamente existente no terreno, onde antes estava uma antiga casa catalã.


         Casa elevação possuí sua própria característica. Na fachada sul, um jardim propicia bonita vista da cozinha (lembremos que estamos no hemisfério norte, o que significa que, diferente do Brasil, a direção sul é a de maior incidência solar). A oeste está a entrada principal. A leste uma garagem descoberta. E a norte um jardim elevado onde a piscina preservada está.




         O material predominante são blocos de concreto escuro, usados na alvenaria estrutural, e também nos muros laterais, bancos e pavimentação. A idéia é que o detalhe construtivo seja mais focado dessa maneira, ao invés do costumeiro detalhe de revestimentos.




         Na escada foram utilizados ladrilhos hidráulicos reciclados da antiga residência que antes estava no local. Os ambientes internos não possuem revestimento, com forte contraste entre os blocos de concreto escuro e a madeira das portas e janelas.




         O sistema construtivo é absolutamente simples. Não existem pilares, as paredes com cerca de 30cm de espessura, atuam como grandes apoios. As paredes internas do térreo, que conformam o espaço da escada, sustentam o pavimento superior, cujas paredes sustentam a cobertura. As paredes externas terminam o sistema de 3 apoios, sustentando tanto a laje do pavimento superior, como a da cobertura.



         A Casa 804 é mais um exemplo da simplicidade que vence a complexidade. Numa arquitetura que não se arrisca com grandes balanços ou materiais exóticos, o resultado é absolutamente agradável. E se as idéias que norteiam o projeto primam pela simplicidade, é graças à mão de obra que executou um trabalho primoroso, preocupada com o encaixe de cada bloco, que a idéia torna-se realidade.


Vimos aqui.

Comentários