Pular para o conteúdo principal

Retrospectiva 2011

         Pensando na importância de divulgar a arquitetura e urbanismo, nosso blog analisou uma série de projetos durante o ano. Porém, muitos projetos recentes, dignos de divulgação, acabaram sem apresentação aqui.
         Selecionamos 16 projetos concluídos em 2011, que pensamos serem representativos. Vale citar a quantidade maior de projetos nacionais, o que somente destaca a produção de alto nível que se vem fazendo atualmente em nosso país.


01 - SEBRAE [GrupoSP]
-Brasília, DF-



02 - Edifício na Rua Simpatia [GrupoSP]
-São Paulo, SP-



03 - Loja Decameron [MK27]
-São Paulo, SP-



04 - Casa dos Ipês [MK27]
-São Paulo, SP-



05 - Casa Cobogó [MK27]
-São Paulo, SP-



06 - Edifício na Rua Fidalga [Andrade Morettin]
-São Paulo, SP-



07- Casa Cien [Pezo von Ellrichshausen]
-Concepción, Chile-



08 - Beekman Tower [Frank Gehry]
-Nova York, EUA-



09 - Ecomercado Palhano [Guilherme Torres]
-Londrina, PR-



10 - High Line New York [Diller Scofidio + Renfro]
-Nova York, EUA-



11 - Restaurante Oiticica [Rizoma]
-Inhotim, MG-



12 - Metropol Parasol [J. Mayer]
-Sevilha, Espanha-



13 - Milstein Cornell Hall [OMA]
-Ithaca, EUA-



14 - Museu do Chocolate [Metro]
-São Paulo, SP-



15 - Riverside Museum of Transport [Zaha Hadid]
-Glasgow, Escócia-



16 - Escritório na Rua Wizard [Isay Weinfeld]
-São Paulo, SP-



Imagens e mais informações aqui no blog e nos links abaixo.

Boas festas, e um 2012 de muita criatividade.
Agradecemos por acompanharem o comoVER. Voltamos com novidades no ano que vem.

Fernando e Larissa.

Comentários

  1. Parabéns pela lista. O critério de seleção sempre pode ser discutido mas o relevante aqui é nos mostrar alguns avanços de projetos construídos efetivamente. Quanto a destacar obras brasileira, não há porque se justificar: estamos no Brasil, somos alunos brasileiros e provavelmente construiremos para clientes patrícios no nosso território, o que significa dizer necessitarmos progredir numa arquitetura que atenda nosso clima e condições sócio-economico-culturais. Quanto à loja da Decameron, tive a oportunidade de atuar na supervisão desta obra e aprendi muito. Futuramente publicarei dezenas de fotos que tirei durante a construção mostrando detalhes e cuidados ao se construir com contêineres, mas confesso já uma angústia minha: aquela árvore no estacionamento está fora do ponto de equilíbrio e lutei para que fosse colocado algum apoio sob o braço curvo de seu caule, sem sucesso. Tomara que nunca caia e não machuque ninguém, mas fica o aviso: a rua tem MUITO cupim.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, o critério de seleção foi subjetivo mesmo. Mas um dos critérios foi justamente esse que você citou: apresentar obras efetivamente construídas (já que poderíamos alongar e muito a lista com renders e desenhos).
    Muito legal sua experiência com a obra da Decameron. Acompanharemos seu blog para ver as fotos.
    Aliás, parabéns pelo conteúdo do Aluno Eterno.

    Obrigado pelo comentário.
    Abraço e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  3. Amigos, esse negócio de blog toma um tempo do caramba! Mas adoro! Estou postando montagens que fiz ao longo do ano. Agora, uma pergunta sobre o desenho Perma Frost: há alguma relação com o solo das regiões árticas, um solo bem ralinho, sobre o gelo, onde nasce só uma graminha leve? Pergunto pq é raríssimo ler algo sobre isso aqui, debaixo do Equador. Ah, sei que há um modo no Blogger de eu recomendar o blog de vocês. Vou tentar gerar um link no Aluno Eterno para o Comover. Bem, até mais!

    ResponderExcluir
  4. Carlos, o nome Perma Frost tem significado mais filosófico que concreto. Esses desenhos vem de uma série que produzi de Novembro de 2007 até meados de 2010. A idéia nasceu da vontade de experimentar cores e formas, criando exclusivamente no computador, usando ferramentas simples de desenho.
    Chamei a série de Mocking Jokes (já que, assim como o nome diz, não devem ser levados a sério). Foram experimentos mesmo.
    Perma Frost é uma variação do nome Corvéia Boreal, como chamei um dos vários desenhos.
    Corvéia, além de ser um imposto medieval, refere-se à população das grandes cidades em geral: centenas de desconhecidos vivendo em um mesmo espaço. A idéia portanto da Corvéia Boreal diz respeito à frieza e congelamento dos sentimentos humanos expostos ao coletivo. Estamos cercados de pessoas todos os dias, mas nos sentimos sozinhos.
    Perma Frost são esses desenhos que cristalizam agora no solo. Quem sugeriu essa reflexão e deu a idéia do nome foi a Larissa.

    Continue o bom trabalho no blog. Da muito trabalho mesmo, mas é ótimo poder criar um canal de comunicação.

    Até mais.
    Fernando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário