Pular para o conteúdo principal

CEU Pimentas [Biselli + Katchborian]


         Neste projeto do Centro Educacional Unificado do bairro de Pimentas, Guarulhos, a equipe do escritório de Mario Biselli e Artur Katchborian cria uma comprida rua coberta. Uma rua diferente da cidade contemporânea...pois nessa rua se pode sentar e conversar, passear, brincar, correr, aprender.


         Dentro do espaço, acessível por uma grande abertura, a escala se faz outra. O percurso cria pequenos trechos, que convidam a entrar, por suas cores chamativas. Salas de aula e quadras de esporte dividem o espaço com rampas e bancos rebaixados no piso. A rua tem sua própria topografia.


         A estrutura metálica que sustenta o telhado, muda a todo o tempo seu desenho durante o trajeto. Ora alta, ela revela quão grande o espaço é, deixando à mostra as treliças e tesouras espaçadas em ritmo. Ora mais baixa, a cobertura faz curvas e desse até o chão. A via de Biselli e Katchborian, é sem saída.


         O sistema construtivo é diversificado. Para os equipamentos que circundam a rua interna, até mesmo o concreto armado varia em suas possibilidades, numa parte sendo pré moldado, em outra executado in loco.


         O edifício tem o poder de ensinar sobre si mesmo, sobre sua escala, tão aparente em sua materialidade (pode-se contar as tesouras metálicas e descobrir quantos metros tem). O CEU Pimentas nos ensina também sobre a escala de seu entorno, sobre a escala da cidade.


Vimos aqui.

Comentários

  1. amei o post, sou estudante de arquitetura e escolhi esse projeto para fazer um estudo de caso, porém estou tendo dificuldades em achar desenhos da planta baixa ou de setorização do projeto, você conseguiria me ajudar? obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola voce fez o trabalho? precisava de ajuda com algumas informações

      Excluir
  2. Olá Monica.
    Esses foram os únicos desenhos que encontramos online.

    Na Revista Monolito n.3, você deve encontrar o que precisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá monica Souza, estou fazendo a mesma coisa que você, vc encontrou alguma coisa legal?

      Excluir

Postar um comentário