Pular para o conteúdo principal

Casa no Butantã [Eduardo de Almeida]


         Um arquiteto influente, tanto por seus projetos quanto por suas aulas, Eduardo de Almeida talvez seja uma das figuras mais importantes da arquitetura brasileira. Escritórios contemporâneos como MMBB e Andrade Morettin, apenas para citar dois exemplos, devem muito à mente projetiva deste homem.
         É fato recorrente sites e revistas do meio citarem Paulo Mendes da Rocha e Vilanova Artigas como grandes influências daquela que convenhou-se chamar "Geração de Sevilha". Suspeitamos porém que figuras como Eduardo e Paulo Bruna tem grande parcela de "culpa" na ótima qualidade de projetos que surgiram nos últimos 20 anos da produção nacional.

         Esta casa no bairro Butantã, projeto de 2005, exemplifica muito bem esse pensamento.

         A casa, situada num lote de 12 metros de largura, não poderia encostar em nenhum dos limites do terreno. Em resposta a isso, Eduardo de Almeida destaca o volume/pavilhão também do chão, num deja vu Mieseriano, criando um espaço retílineo.
         A escada com seu patamar curvo tem presença forte, organizando (ou delimitando?) o espaço da residência junto com o grande balcão da cozinha.


         Os acabamentos simples, tijolo cerâmico aparente e piso em granilite, destacam o esqueleto da casa em estrutura metálica. Vigas e pilares em seção I de superfície branca, assim como os caixilhos, garantem maior reflexão de luz e a possibilidade de vencer maiores vãos de maneira mais esbelta.
         Os pilares da cozinha são os únicos a apresentar seção redonda.

         As maiores aberturas encontram-se na frente e fundo da casa em relação à rua, onde o arquiteto propôs uma segunda pele de painéis metálicos brancos perfurados, que protegem as varandas do forte sol da tarde e relativizam maior privacidade.


         Menor detalhe nos acabamentos, maior detalhe na estrutura. Nesta residência, Eduardo de Almeida enxuga as soluções, fazendo com que o destaque seja o vazio, e não a massa que o circunda.


Vimos aqui.
Desenhos, aqui.
Entrevista recente com o arquiteto, aqui.

Comentários

  1. Sabe me dizer quem é o proprietario desta casa?
    Preciso saber...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ehrica, acreditamos que o proprietário seja um dos filhos do arquiteto.

      Excluir
  2. Sabem me dizer o endereço do local da casa?
    pois preciso saber,trabalho de faculdade,entrei em contato com o arquiteto via email,e nenhuma resposta. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O endereço é R. Hilário Magro Júnior, 588, Butantã.
      Esse bairro tem casas muito importantes como a do Paulo Mendes da Rocha, na Praça Monteiro Lobato. A Casa Baeta do Artigas, na R. Gáspar Moreira, 271, que é vizinha a Casa Boris Fausto, do Sergio Ferro (R. Gáspar Moreira, 309). Também na R. Hilário Magro Júnior, ao final, tem a Casa Dino Zammataro do Rodrigo Lefevre. Sem contar com a histórica casa do bandeirante, hoje um museu.

      Excluir
  3. Qual é a área construída desse projeto?

    ResponderExcluir

Postar um comentário