Pular para o conteúdo principal

Casa em Querosene [grupoSP]


         Num terreno com declive de três metros, no Morro do Querosene, São Paulo, os arquitetos do grupoSP, liderados por Alvaro Puntoni, criam uma casa onde o que mais chama a atenção do transeunte que passa na rua, é uma grande parede de livros, possível de ser vista graças à fachada de cristal.


         Construída em seu interior por livros, acessados por mezaninos de estrutura metálica, a fachada cega de blocos de concreto, de orientação norte, é coberta em seu exterior por telha metálica que cria um colchão de ar entre ambos, ajudando a isolar térmicamente a casa do forte sol do verão.


         Na cobertura, um espelho d´água também ajuda no controle térmico do edifício, assim como protege a laje de concreto sem impermeabilização. O sistema construtivo tem enfoque em acabamentos simples e maior detalhe estrutural.

         O acesso se da por uma escada que desse até o nível térreo. Toda a área inferior da casa acaba por ficar escondida da rua, rebaixada um pé direito e protegida visualmente pelo pavimento intermediário.

Corte tridimensional.

         Os clientes, um casal de professores com uma criança, precisavam de um bom espaço para acomodar sua biblioteca de mais de 7000 livros. A solução da grande estante acessada por mezaninos, acabou por criar outros espaços interessantes, como a brinquedoteca na fachada de frente para a rua, e o escritório na fachada voltada ao fundo do terreno. A solução dos fechamentos, duas grandes fachadas envidraçadas voltadas para leste e oeste, propiciam luz e ventilação constantes.


         O volume lateral, orientado a sul, é onde o restante do programa é distribuído. Nos quartos, as varandas podem ser fechadas com painéis de mdf protegidas com vidro.

         A transparência, tão criticada pelos cidadãos, nos é apresentada nessa casa no Morro do Querosene por uma questão ambígua. Se por um lado, pode-se ver mais do que algumas pessoas gostariam da rua, também pode-se ver tudo o que acontece no lado de fora. A relação entre interior e exterior é recíproca, e Alvaro Puntoni sabe disso.


Vimos aqui e aqui.

Comentários