Pular para o conteúdo principal

Casa em Ubatuba [SPBR]


         Projetada para um casal aposentado, essa residência num íngrime terreno com vista para a Praia do Tenório em Ubatuba sintetiza, como poucas obras, o pensamento de uma equipe de arquitetos na resolução de um programa de necessidades. Acontece a cristalização física do debate de idéias, de maneira que é possível "ler no projeto as conversas".


         O escritório paulista SPBR, liderado por Angelo Bucci, conta hoje com uma equipe de jovens e talentosos arquitetos.
         Uma característica dessa geração de arquitetos à qual Bucci pertence, nomeada por alguns críticos como "Geração de Sevilha"*, é o entendimento da prática do projeto como um forte trabalho em equipe. Fato que se reflete no próprio nome do escritório, livre de qualquer menção ao nome de algum arquiteto envolvido, valorizando o trabalho do conjunto.

         A casa consiste em três volumes apoiados em apenas 3 pilares de seção circular num terreno escarpado, onde o objetivo era conservar a mata existente e interferir minimamente na topografia original. O acesso se da pela cobertura, nivelada com a rua, onde também está a piscina. A leveza proporcionada pela estrutura e fechamentos de vidro e madeira levam a uma experiência próxima com a natureza. O mar, lá está, poucos metros abaixo, e mesmo quando não é possível vê-lo, é possível sentir seu cheiro e ouvi-lo.


         O resultado é uma progressão natural do trabalho que Angelo Bucci realizou ao lado de Alvaro Puntoni em Carapicuíba: a solução estrutural e programática é o que define a forma. Mais do que nunca, o vazio é criado através do envolvimento da arquitetura num lugar em que a natureza foi domada e compreendida. O pensamento de Vilanova Artigas recebe uma lufada de ar fresco, ar praiano.


Voando sobre a natureza, o artefato se faz presente num lugar onde apenas os pássaros estiveram antes.



         Abaixo, dois vídeos desenvolvidos na disciplina PEF2306, da FAUUSP (por 5 alunos, cujos nomes aparecem nos créditos e descrição do vídeo no Youtube), contam com uma entrevista com Angelo Bucci. Nessa conversa, o arquiteto fala dos conceitos, problemas e soluções que levaram ao desenvolvimento do projeto da Casa em Ubatuba.**

Parte 1

Parte 2


Vimos aqui.
Mais informações e fotos do sempre excelente Nelson Kon, aqui.

* O termo "Geração de Sevilha" se refere aos arquitetos formados na FAUUSP no final da década de 1980 e início da de 1990, que montaram escritórios e compartilham uma linha de raciocínio similar no que tange o ato projetual em grupo. O nome vem do concurso de 1991 para a construção do Pavilhão do Brasil na Expo 1992, que foi realizada em Sevilha, Espanha. O projeto vencedor, não executado, encabeçado por Angelo Bucci, Alvaro Puntoni e José Oswaldo Vilela, criou muita polêmica. Mas isso é história para outro post.

** O vídeo da entrevista com Angelo, desenvolvido por Bianca Montemurro, Camila Bernal, Fernanda Nogueira, Guilherme Longo e Isadora Schwartzman, foi acrescentado à postagem original no dia 16 de Julho de 2012. Parabenizamos os autores pela iniciativa, não apenas da realização do vídeo, mas de sua postagem e compartilhamento no Youtube. Conversas assim, verdadeiras aulas, são de enorme importância na construção de repertório. Muito bem.

Comentários