Pular para o conteúdo principal

Água sobre Água: utopia e realidade em Manhattan


         Parece que a piscina flutuante que Rem Koolhaas descreve na última parte de seu livro de 1978, Nova York Delirante, está prestes a sair do mundo conceitual.
         Um projeto da cidade de Nova York e o escritório de engenharia ARUP pretende criar uma piscina flutuante nos rios da cidade.


         Como na piscina ilustrada pela esposa de Koolhaas, Madelon Vriesendorp, a + Pool se moveria pelos rios Hudson e East, atracando em diferentes pontos, proporcionando à população momentos de lazer em plena metrópole. Água sobre água, o cidadão ocupa um espaço antes sem uso, e aproveita o sol e vistas de toda a cidade.



         "Chegada da piscina flutuante: quarenta anos após a travessia do Atlântico, os arquitetos/salva vidas chegam a seu destino. Contudo, mal se apercebem: em razão da forma específica de locomoção da piscina - sua reação ao deslocamento dos nadadores na água - , eles tem de nadar na direção da qual querem se afastar, e se afastar da direção para a qual desejam ir."
         Rem Koolhaas, Nova York Delirante: um manifesto retroativo para Manhattan, São Paulo: Cosac Naify, 2008, p. 345, tradução de Denise Bottmann. 

Vimos aqui.

Comentários